As múltiplas facetas da Diversidade
Recebi o convite para ser colunista do Procurement Digital, com o objetivo de abranger o tema da Diversidade, um dos pilares do ESG. Para adentrar nesse universo, decidi começar pelo entendimento de seu significado, tal qual o dicionário classifica, entender seus sinônimos e, a partir daí, extrapolar ao universo de Compras.
De forma bem didática, comecemos pelo entendimento do conceito de diversidade que, segundo o dicionário “Michaelis” é:
1. A qualidade do que é diverso, diferente, variedade;
2. O conjunto de características variadas, multiplicidade;
3. A ausência de entendimento, a divergência.
Como sinônimos, inúmeros exemplos podem ser citados tais quais heterogeneidade, pluralidade, diferença, desavença, distinção.
Ora, o conceito de Diversidade tem a cara do mundo de Compras. Se há algo que podemos definitivamente dizer é que, em nosso universo, o que é diverso, diferente e heterogêneo é o que enfrentamos em nossos desafios, nas múltiplas atividades, relacionamentos e escopos de atuação.
Essa constatação nos remete ao fato de que a multiplicidade e heterogeneidade do nosso negócio se traduz nas tratativas com pessoas diversas que fazem essas relações existirem.
Portanto, falar de Diversidade de pessoas, com pensamentos variados, origens, culturas e formas de se comportar, é compreender a complexidade da cadeia de suprimentos e aceitar que, por trás de todas as interfaces com as quais convivemos, há comportamentos, culturas e formas de compreender o negócio e o mundo.
Fica então o convite para iniciarmos uma jornada de reflexão sobre a importância da Diversidade em suas múltiplas facetas e de sua contribuição aos negócios.
