Mundo Antigo
09/04/2023
A Páscoa trata-se de uma das datas mais importantes do Cristianismo, comemorada anualmente entre março e abril durante a Semana Santa.
No Judaísmo, a Páscoa também é uma importante celebração, porque está associada à libertação dos judeus. Em hebreu, o termo "pessach" (páscoa) significa "passagem". Tanto no Cristianismo como no Judaísmo, a data simboliza o surgimento da nova vida e que, portanto, traz esperança e renovação.
Confira abaixo os principais símbolos da Páscoa e seus significados.
Pão e Vinho
O pão e vinho significam o corpo e o sangue de Jesus Cristo.
Estes são um dos símbolos mais antigos do Cristianismo e estão sempre presentes nas missas. Tanto o pão como o vinho aparecem em diversas passagens bíblicas. Por exemplo, na Santa Ceia:
"Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo". Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados." (Mateus 26:26-28)
Coelho da Páscoa
O coelho significa fertilidade e esperança. Como coelho está associado às grandes ninhadas, ele simboliza a fertilidade e a renovação da vida. O animal é um dos símbolos mais emblemáticos da Páscoa cristã.
Esse símbolo pascal foi trazido pelos alemães ao Brasil em meados do século XVII.
Isso porque na mitologia alemã, o povo realizava cultos para Ostara, a deusa da fertilidade. Essas celebrações aconteciam com a chegada da primavera, que trazia consigo a esperança e a renovação.
Em inglês, o nome da deusa Ostara é Easter, que significa Páscoa, e está associada com as deusas da primavera, cujo símbolo é o coelho. Com a chegada da primavera, os coelhos eram os primeiros animais a aparecerem.
Ovo de Páscoa
O ovo de Páscoa significa vida e nascimento.
O ovo de talvez seja um dos símbolos mais conhecidos e associados à Páscoa. Já na antiguidade, era comum presentear as pessoas com os ovos cozidos e coloridos. Isso acontecia com a chegada da primavera e esse costume mais tarde foi adotado pelos cristãos.
Peixe significa vida.
Do grego, a palavra peixe "Ichthys" é um ideograma da frase "Iesous Christos Theou Yios Soter", que significa "Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador". Este símbolo cristão é um importante alimento consumido na Sexta-feira Santa, dia que recorda a morte de Jesus. Este símbolo cristão é um importante alimento consumido na Sexta-feira Santa, dia que recorda a morte de Jesus.
Em vez de comer carne vermelha, o peixe (geralmente o bacalhau no Brasil) costuma ser consumido no almoço desse dia com os familiares.
Cordeiro
O cordeiro significa o próprio Jesus Cristo, que se sacrificou pela humanidade com o intuito de redimir os pecados dos homens.
Esse animal é mencionado muitas vezes nas sagradas escrituras como sinônimo de Jesus Cristo: "cordeiro de Deus que tirou os pecados do mundo".